REGULAMENTO TRANSCAPIXABA HIKE AND FLY 2023
1. VISÃO GERAL
A “Transcapixaba Hike and Fly” é uma aventura de caminhada e parapente. No ano de 2022, uma rota foi aberta pelo atleta Lucas Porto. Trata-se da primeira travessia de Hike and Fly do estado do Espírito Santo, de norte a sul, com 665km percorridos. Percebendo o potencial que a rota possui, a mesma foi transformada em competição e chega até você, atleta, que está lendo este regulamento.
Esta corrida é inspirada no famoso “X-Alps” e adaptada ao estado do Espírito Santo, que é conhecido mundialmente no cenário do vôo livre. Os pilotos que sonhavam em viver esse tipo de corrida finalmente poderão realizar seu sonho, numa travessia caminhando e voando.
2. CALENDÁRIO DE CORRIDA
6 dias: de 09 de abril a 10 de abril de 2024.
09 de abril de 2024
16h Recepção dos Atletas e conferências dos equipamentos
16h30 Abertura da Transcapixaba H&F 2024
17h Palestra com Alex Villa
17h30 Palestra com Rafael Saladine
18h Briefing de prova
10 de abril de 2024
9h – Largada da competição, 18h – parada dia 1
11, 12 e 13 de abril de 2024, das 6h às 18h Dias de Competição
14 de abril de 2024, das 6h às 15h último dia de competição
14 de abril de 2024, 17h Festa e cerimônia de premiação
• A corrida é interrompida à noite entre as 18h00 e as 6h00.
• Cada atleta deverá estar acompanhado por no mínimo um assistente/apoiador (OBRIGATÓRIO).
3. ORGANIZAÇÃO
3.1. Organização e diretor de prova
• O organizador é a “Hike and Fly ES”.
Diretora geral: Micheli Sossai Spadeto
Diretor de prova: Lucas Porto
Juiz de Prova: Jessé Digiacomo
3.2. Comissão de prova
• O diretor geral, diretor de prova e o juiz de prova constituem a comissão de prova. Esta comissão decidirá em caso de desacordo entre os competidores, poderá sancionar com penalidade e validar os cálculos de distância para estabelecer a classificação. A comissão de provas reserva-se o direito de adaptar as regras se julgar necessário.
3.3. Condições de caminhada e voo
• Os pilotos são responsáveis por tomar decisões sobre rotas de caminhada e voo.
3.4. Situação em caso de adiamento ou cancelamento
• Se as condições meteorológicas parecerem particularmente desfavoráveis, a comissão de prova reserva-se o direito de adiar o início da competição. Da mesma forma, eles podem interromper a corrida a qualquer momento durante a mesma. Neste caso, os pilotos serão avisados por SMS/WhatsApp ou telefonema.
4. PILOTO
4.1 Para participar cada piloto deve:
• ter pelo menos 18 anos.
• ser membro de uma Confederação Nacional de parapente, comprovando sua filiação e nível por meio da carteira da mesma
• ter um plano de saúde, válido durante o tempo de corrida.
• possuir atestado médico específico para corrida/trekking e parapente com idade inferior a 12 meses.
5. REGISTRO/CONFIRMAÇÃO
5.1. Cadastro
• As inscrições para a aplicação da corrida serão abertas em 05/12/2023 e se encerrarão em 15/01/2024.
• No processo de registro, você será solicitado a enviar um currículo esportivo e uma foto sua, que usaremos para mostrar seu rosto no site e nas redes sociais caso seja selecionado.
• A confirmação da participação na prova será enviada em fevereiro por e-mail, no qual encontrará os dados bancários para a transferência da taxa de participação e o pedido dos documentos necessários.
• A lista de participantes será divulgada no site e nas redes sociais.
• A organização selecionará um máximo de 20 pilotos, mas fica estritamente a critério do organizador estabelecer o número total de pilotos que participarão da corrida, de acordo com a demanda.
5.2. Seleção
• Os pilotos serão selecionados avaliando as experiências de competição “Hike and Fly”, vôos homologados, habilidades e treinos habituais e em caso de pontuação igual entre os pilotos, serão escolhidos de acordo com a ordem de inscrição. A seleção é estritamente a critério do organizador.
• A seleção dos pilotos será realizada pela organização.
• A organização reserva-se o direito de recusar a inscrição de um piloto caso este não cumpra os requisitos padrão para competir em segurança, não apresente ou perca algum documento ou o seu comportamento seja considerado inadequado para este tipo de prova.
5.3. Taxa de inscrição
• Para validar a confirmação de inscrição, recebida em janeiro, por e-mail, cada piloto terá que pagar a totalidade do valor da taxa da edição de 2024 de R$1000,00 e fornecer todos os documentos necessários. Os atletas que participaram da edição 2023 terão um desconto de 20% na inscrição.
• Os custos da taxa de transferência/cartão são por conta do piloto.
• Se o piloto desistir após 10 de março de 2024, a organização não reembolsará a taxa de inscrição.
5.4. Termo de Isenção de responsabilidade e Termo de cessão de direitos de imagens
• É imprescindível que cada piloto assine o termo de responsabilidade fornecido pela organização.
• A inscrição na prova consiste em autorização automática para uso pela organização da “Transcapixaba Hike and Fly” das imagens dos atletas para publicação de posts em redes sociais, filmes, reportagens, artigos e fins comerciais.
5.5. Doping
• Como todos os outros esportes, estamos sujeitos às leis e regras de combate ao doping: o uso de drogas é estritamente proibido, exceto sob prescrições específicas e comprovadas e justificadas por um médico ou instituto médico.
6. COMPETIÇÃO
6.1 Regras da corrida
• Os pilotos devem levar sempre o seu equipamento de voo completo descrito abaixo.
• Ao piloto é permitido apenas um conjunto de equipamentos para os 5 dias de prova.
• Em caso de dano e somente após autorização do diretor de prova/comissão, o piloto poderá trocá-lo.
• O piloto deve voar em condições meteorológicas adequadas ao seu nível e a sua experiência. Ele é responsável por suas escolhas e se compromete a não se expor a nenhum perigo.
6.2 Regras da prova
• Os pilotos só podem se locomover a pé ou de parapente. Qualquer outra forma de movimento é proibida (natação, bicicleta, carro…)
• Percurso: só podem ser utilizados os caminhos autorizados para caminhantes. Caminhos ao longo de linhas de cume íngreme, que necessitam de equipamentos específicos de escalada, são proibidos.
• O Atleta não está autorizado a usar qualquer túnel rodoviário proibido para pedestres. Túneis muito pequenos, como viadutos com menos de 200mts, podem ser usados, a menos que sejam proibidos pelas leis locais.
6.3 Regras de voo
• Todos os pilotos devem respeitar as Regras de Espaço Aéreo vigentes no Brasil. Qualquer piloto que não cumprir essas regras será legalmente responsável pelas consequências de tais ações. A altitude do vôo é verificada pelo sistema de rastreamento. A violação do espaço aéreo controlado resultará na penalização imediata do piloto, que perderá o dia de prova.
• Qualquer Atleta que viole as regras assume total responsabilidade pelas consequências legais.
• Todos os Atletas também são obrigados a respeitar as zonas proibidas definidas pela organização.
6.4 Aplicação de penalidades
• A comissão de prova reserva-se o direito de ajustar as penalidades de acordo com a gravidade e intenções subjacentes.
• Uma penalidade também pode ser aplicada no caso de a comissão de prova considerar que a conduta do piloto foi perigosa para sua saúde (vento forte, trovoadas, etc.). Esta penalidade pode ser aplicada durante a corrida ou posteriormente, após verificação das provas.
6.5 Equipe voando
• É proibido voar em equipe organizada por pilotos não participantes do evento, incluindo torcedores. Atletas que violarem esta regra poderão ser desclassificados.
7. EQUIPAMENTO
7.1. Equipamentos obrigatórios
• Todos os equipamentos serão verificados e pesados antes do Briefing. Os controles podem ser feitos na rota com base na verificação feita no briefing.
• Todos os equipamentos de voo devem ser certificados e estar em bom estado de uso.
• O Atleta deve sempre portar ou voar com seu equipamento obrigatório que consiste em:
• parapente
• selete incluindo um protetor
• pára-quedas de emergência
• capacete
• um telefone celular com um número oficial como contato
• Rastreador pessoal (Garmin, Spot ou outro). O piloto é responsável por manter o dispositivo de rastreamento carregado e funcionando durante a prova. Qualquer defeito nesse dispositivo deve ser reportado assim que possível, e a comprovação de sua movimentação deverá ser feita por tracklog alternativo. A não utilização do dispositivo e a falta de tracklog adequado acarretará em desclassificação. O link deverá ser compartilhado com a organização.
• Dispositivo GPS (do próprio piloto que poderá ser usado como backup para rastreamento do trajeto realizado pelo piloto, principalmente em casos de turnpoint aéreo).
• Rádio de comunicação.
• Lanterna
- Para caminhadas noturnas, é necessário que o atleta esteja munido de adesivos e roupas refletivas ou luzes de sinalização.
• Kit de primeiros socorros com cobertor de emergência, anti-histamínico, apito e bandagem elástica adesiva para curativos de emergência.
• Todo este equipamento deve estar em posse do piloto durante a competição em tempo integral.
• A comissão de prova pode inspecionar o equipamento do piloto a qualquer momento e se qualquer dos itens não estiver na mochila, o atleta será desclassificado.
7.2 Equipamentos recomendados para o hike
• Capa de chuva, bastões de trekking, roupas, bússola, protetor solar.
7.3 Rastreador
• Através do rastreador via satélite (Spot ou Garmin inReach) a organização acompanhará em tempo real a prova.
• Durante a corrida, são identificados dois períodos distintos:
• Horário da Corrida: Entre 6h00 e no máximo 18h00 manter ligados o rastreador;
• Descanso noturno: a partir das 18h00 às 6h00, os pilotos devem parar a corrida e carregar o instrumento, o piloto deve reativar seu rastreador dentro de 200mts do último breakpoint do dia anterior.
• Iniciar, parar e recarregar o rastreador é responsabilidade do piloto.
• O uso indevido do rastreador pode resultar em penalidades.
8. SEGURANÇA
8.1 Assistente/Apoiador
• Cada piloto deve ter pelo menos, um assistente. Ele/Ela deve se comunicar regularmente com o piloto e informar a organização sobre a posição, condição e transmitir informações de segurança.
8.2. Kit de emergência
• A Equipe deve sempre ter um kit de emergência no carro.
Deve ser composto por cobertor de emergência, anti-histamínico, apito, bandagem elástica adesiva para curativos de emergência e demais itens necessários para os primeiros socorros.
8.3. O relatório de segurança
• Todos os pilotos inscritos devem sempre comunicar a sua localização diretamente ou através do seu assistente, por SMS/WhatsApp o mais tardar 30 minutos após o final do dia de competição. Isso impedirá que a organização inicie desnecessariamente operações de busca e salvamento.
• A ausência de um relatório de segurança será considerada uma infração grave à regra resultando na penalização do piloto.
8.4. Procedimento para retirada do piloto
• Caso um piloto pretenda desistir da prova, deve informar imediatamente a organização que o retirará da lista de pilotos e interromperá a sua prova no ponto em que notificou a organização.
8.5. Tempo de corrida, tempo de descanso noturno
• Os pilotos podem voar entre as 6h00 até o horário do pôr do sol (que será estabelecido e comunicado no Breafing) e devem parar a prova sempre entre as 18h00 e as 6h00. Através do rastreador a organização acompanhará a corrida em tempo real.
8.6. Emergência
• Ao chegar ao solo, o piloto deve recolher IMEDIATAMENTE seu parapente. Um parapente não recolhido significa: «PRECISO DE SOCORRO». O piloto voando próximo a outro piloto em dificuldade deve prestar socorro.
A comissão de prova dará pontos bônus aos pilotos que prestarem socorro.
Em caso de acidente:
Passo 1: Chamado diretamente para os serviços de emergência ligando 192 (SAMU).
Passo 2: O piloto ou assistente informa o quanto antes a organização para tomar as medidas cabíveis. O médico pode tomar a decisão de parar um piloto se não tiver capacidade física para continuar.
9. ASSISTENTES/APOIOS
9.1 Assistente
• Cada piloto deve ter pelo menos um assistente com um carro de apoio. Um piloto não pode trocar de assistente durante a prova, exceto após solicitar a aprovação do diretor/comissão de prova.
• Cada assistente pode apoiar apenas um piloto, durante a corrida.
9.2 Funções e tarefas
• O assistente dá suporte à logística e estratégia da corrida para seu piloto. O assistente não pode transportar o equipamento do piloto.
• O assistente também é o elo entre a comissão de prova e o piloto. O assistente deve informar regularmente sobre a posição e condição de seu piloto além de fornecer imagens e informações para permitir que a organização mantenha o site e as mídias sociais com novidades e transmita informações de segurança, claro.
• O assistente chama o resgate em caso de dificuldade do piloto: se o piloto precisar de cuidados ou estiver ferido, deve entrar em contato também com a comissão de prova.
9.3 Disponibilidade do assistente
• O assistente deve ser contactável 24 horas por telefone móvel.
9.4 Equipe de Mídias/Vídeos/Fotos
• O assistente e/ou o piloto devem enviar diariamente à organização uma notícia. Esta notícia pode ser enviada via WhatsApp ou e-mail e deve ser na forma de algumas linhas de informações sobre o piloto e/ou fotos/vídeos.
10. A COMPETIÇÃO
10.1. A corrida
• A corrida é feita andando ou voando e passando pelos turnpoints definidos em ordem.
10.2. Os turnpoints
• Para serem considerados alcançados, os turnpoints devem ser alcançados a pé, exceto os pontos que permitam de passagem aérea.
• No turnpoint, os pilotos precisam assinar uma placa dedicada para “TURNPOINT VÁLIDO”, exceto para turnpoints aéreos, que serão verificados por meio do rastreador ou do GPS do piloto ou no caso do TP 03 (Cinco Pontões) em que a comprovação será feita por meio de uma selfie postada no instagram da Transcapixaba H&F e no grupo dos atletas.
• Para validar o final da corrida é necessário a passagem pelo pórtico de chegada no GOAL, vence o atleta que passar pelo pórtico primeiro.
• A rota oficial será publicada online no site até 20 de fevereiro de 2024, porém, as cidades onde a mesma passará já estão disponíveis no site e nas redes sociais.
10.3 A classificação
• A classificação é por ordem de chegada do piloto. A equipe vencedora é aquela que completou o percurso mais rápido.
• Se ninguém terminar todo o percurso, a classificação será baseada na distância restante para atingir a meta. A distância será medida a partir do ponto em que o piloto se encontra no prazo, quer o piloto esteja em terra ou no ar.
Se ninguém terminar a prova a classificação será baseada na distância percorrida até o encerramento, vence o piloto que percorrer a maior distância.
10.4 A classificação para o pódio será realizada da seguinte maneira: Pódio geral com os cinco primeiros (as) atletas.
11 PROTESTO
11.1 No ato da inscrição serão levados ao conhecimento dos pilotos os membros da comissão de protesto, esta será formada por 03 (três) pilotos, e escolhidos pela Organização. Esta comissão será soberana e decidirá pela execução ou não do objeto protestado. Pilotos que julgarem ter sido prejudicado por outros pilotos, bem como pelo regulamento vigente, podem apresentar seu protesto à comissão, prazo máximo de 30(trinta) minutos após a divulgação oficial do resultado provisório, além de pagamento de taxa de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
12. DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1 No ato da inscrição, os pilotos devem ter checado e solicitadas informações referentes EN/DHV (classificação) do equipamento.
12.2 A Organização se reserva no direito de excluir qualquer participante que esteja interferindo no bom andamento da competição.
12.3 Os participantes devem respeitar os horários estabelecidos neste regulamento para garantir o bom andamento dos trabalhos.
12.4 O adiamento do evento devido a condição climática, pode ocorrer até a três dias antes do dia de credenciamento, na semana que antecedo o evento, ficando remarcado para uma nova data a ser informada pela Organização.
12.5 Em caso de adiamento da etapa a Organização se reserva no direito de escolher nova data, cabendo aos inscritos, manter ou desistir da participação, sendo sua vaga mantida ou repassada.
12.6 Em caso de desistência e não participação no evento, o piloto deve entrar em contato com a organização informando a mesma por mensagem de texto ou e-mail.
12.7 Todos os pilotos devem entregar à organização, ao final da competição, 2min de imagens em vídeo.
12.8 Respeito ao meio ambiente: Cada piloto e assistente comprometem-se a não deixar rastros de sua passagem e a respeitar o meio ambiente.
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A COMPETIÇÃO COMEÇA EM